quarta-feira, 17 de outubro de 2012

*** NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O TRANSPORTE COLETIVO



A Prefeitura Municipal de Rio Verde, por meio de sua Secretaria de Comunicação, vem prestar os seguintes esclarecimentos em relação à Licitação para Concessão de serviço de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros por Ônibus no município de Rio Verde – GO.

Em 2011, o Município de Rio Verde contratou, através de licitação, a empresa Engebras S/A para a elaboração do Projeto de Remodelação e Reorganização do Transporte Coletivo em Rio Verde/GO.

Para a conclusão do referido projeto, foram realizadas 02 (duas) audiências públicas no ano passado, possibilitando a adequação do transporte coletivo de nossa cidade aos anseios dos usuários rio-verdenses.

Como resultado do trabalho da empresa ENGEBRAS S/A, obtivemos o Projeto de Reorganização do Transporte Coletivo de Rio Verde, contendo os diagnósticos de mobilidade atual e a definição do novo modelo de sistema do transporte coletivo urbano.

Atendendo os anseios da comunidade, o projeto trouxe várias exigências para que a futura concessionária prestasse um serviço de alta qualidade aos usuários.

Com a conclusão do projeto, deu-se início à Licitação, com as devidas publicações na forma da lei (1 jornal de grande circulação – O HOJE; Diário Oficial do Estado de Goiás e site oficial da prefeitura)

O edital de licitação trouxe todas as exigências do projeto, dentre as quais, destacamos:

- Todos os ônibus equipados com ar condicionado;
- Quantidade de ônibus suficiente para atendimento pleno de todas as linhas, sendo que, pelo menos um veículo em cada linha deveria possuir acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais;
- Ônibus novos, com câmbio automático ou semi automático (para evitar solavancos aos passageiros);
- Assentos acolchoados etc.

Além das exigências para possibilitar alta qualidade nos serviços, foi exigido das possíveis interessadas, para participarem da licitação, todos os requisitos previstos na lei para a comprovação de habilitação jurídica, de regularidade fiscal e, principalmente, de capacidade econômico-financeira, tendo sido exigido, inclusive, garantia de cumprimento da proposta. Tudo previsto em lei.

Ocorre que, na data marcada para a licitação (15/10/2012 – 09 h) infelizmente, nas condições propostas, não compareceu nenhuma empresa interessada.

Uma única empresa, não preenchendo todos os requisitos do edital, mas, demonstrando interesse em participar da licitação, impetrou mandado de segurança (Ação Judicial) para suspender a licitação, entendendo que as exigências do edital estariam impedindo a ampla participação de empresas do ramo. A decisão final desse processo ficou prejudicada ante a ausência de interessados na licitação.

Tendo em vista que nas condições propostas não houve empresas interessadas, o projeto já foi reencaminhado à empresa ENGEBRAS S/A, que, com a supervisão da Superintendência Municipal de Transito – SMT, está readequando as exigências para possibilitar a participação de empresas em nova licitação que já está sendo providenciada.

Ressaltamos, nesta oportunidade, que os nossos esforços serão sempre no sentido de proporcionar a melhor qualidade possível no transporte coletivo de nossa cidade.

Rio Verde, 15 de outubro de 2012.


Secretaria de Comunicação.


Nenhum comentário: